Projeto de educação da Ibá já atinge 3.000 alunos

Professores do Centro Paula Souza foram capacitados para repassar conceitos de sustentabilidade e do setor de árvores plantadas

A Indústria Brasileira de Árvores – Ibá deu seu primeiro grande passo na área de educação com um projeto que vem sendo pensado e desenhado há pelo menos um ano. Em parceria com o Centro Paula Souza, referência em educação pública técnica no Estado de São Paulo, a entidade colocou em prática sua missão de explorar a sustentabilidade e aspectos positivos da indústria de árvores plantadas entre os jovens, demonstrando a importância da cadeia para o país e para a vida de cada pessoa.

Em todo o processo 18 professores foram capacitados por meio de materiais especialmente desenvolvidos para facilitar o educador a trabalhar os atributos da indústria. Foi construído um infográfico intuitivo, visualmente atrativo, que reúne informações sobre sustentabilidade, contribuição das florestas para este tema, a importância das árvores plantadas para meio ambiente, economia e dia a dia da sociedade, além de novos produtos advindos da indústria e tecnologia embarcada. E ainda é possível acessar conteúdo complementar a partir de realidade aumentada.

Não à toa o projeto passou por esta primeira etapa com índices positivos. O piloto impactou 11 Escolas Técnicas (ETECs), da zona leste da cidade de São Paulo frequentadas por jovens entre 13 e 17 anos. Diretamente e indiretamente, foram 3000 alunos impactados que, por sua vez, sensibilizaram cerca de 6000 familiares para as questões de sustentabilidade do setor de árvores plantadas para fins industriais. 

 O resultado não poderia ser diferente: o Centro Paula Souza encomendou um curso técnico à Ibá, para ser implantado ainda em 2019, em todas as ETECs do Estado. Além do trabalho de imagem do setor, evitando que conceitos errados sejam perpetuados pelos jovens, o objetivo é criar mão de obra capacitada para o futuro da indústria.

 

Concurso

 

Como modo de engajar os estudantes a colocarem em prática os conceitos trabalhados pelos professores em sala de aula, a Ibá promoveu um concurso, no qual os alunos tiveram que propor soluções criativas para problemas enfrentados pelas escolas, por meio do uso de produtos originados do setor de floresta plantada. Ao todo, 240 jovens apresentaram mais de 40 projetos, dos quais nove trabalhos foram selecionados.

As premiadas foram as alunas da ETEC de Suzano, Micaeli Silva Santos, Sarah Antonia dos Santos Cremom, com orientação do professor Cesar Tatari, que trataram de uma aplicação de rejeito industrial na fabricação de telhas. O anúncio foi realizado no dia 6 de dezembro, em uma cerimônia com a presença de representantes da ONG Gerando Falcões, Hype 60+ e Feira Preta, completando um time unido no objetivo de levar educação de qualidade, independentemente de raça, idade e condição social. De quebra, as vencedoras tiveram o projeto divulgado por um dos canais de educação mais conhecidos do Youtube, o Nerdologia.