Quem Somos

Tem como objetivo valorizar os produtos originários dos cultivos de pinus, eucaliptos e demais espécies plantadas para fins industriais

A Indústria Brasileira de Árvores (Ibá) é a associação responsável pela representação institucional da cadeia produtiva de árvores plantadas, do campo à indústria, junto a seus principais públicos de interesse.

Com o objetivo de valorizar os produtos originários dos cultivos de pinus e eucalipto e demais espécies plantadas para fins industriais, a Ibá atua em defesa dos interesses do setor junto a autoridades e órgãos governamentais, entidades da cadeia produtiva de árvores plantadas e importantes setores a economia, organizações socioambientais, universidades, escolas, consumidores e imprensa – tanto nacional como internacionalmente.

Lançada em abril de 2014, a entidade representa as 47 empresas e 10 entidades estaduais de produtos originários do cultivo de árvores plantadas, com destaque para painéis de madeira, pisos laminados, celulose, papel, florestas energéticas e biomassa, além dos produtores independentes de árvores plantadas e investidores financeiros.

Com sede em Brasília (DF) e escritório em São Paulo, a Ibá reúne as empresas que participavam da Associação Brasileira da Indústria de Painéis de Madeira (Abipa), da Associação Brasileira da Indústria de Piso Laminado de Alta Resistência (Abiplar), da Associação Brasileira dos Produtores de Florestas Plantadas (ABRAF) e da Associação Brasileira de Celulose e Papel (Bracelpa).

A missão da Ibá está alicerçada na certeza de que a árvore plantada é o futuro das matérias-primas renováveis, recicláveis e amigáveis ao ambiente, à biodiversidade e à vida humana.

Missão

A Ibá busca incrementar a competitividade do setor e alinhar as empresas associadas no mais elevado patamar de ciência, tecnologia e responsabilidade socioambiental ao longo de toda a cadeia produtiva das árvores, na busca por soluções inovadoras para o mercado brasileiro e global.

Visão

A árvore plantada é o futuro das matérias-primas renováveis, recicláveis e amigáveis ao meio ambiente, à biodiversidade e à vida humana. A indústria de árvores plantadas para fins produtivos é a indústria do futuro.

Valores

Competividade, perenidade, inovação e responsabilidade são os valores e princípios éticos que norteiam o dia a dia da associação.  

Toda organização nasce a partir de seus fundamentos

Ibá se sustenta no valor da competitividade de um novo setor econômico, uma nova indústria: indústria de plantações florestais. Ibá acredita na perenidade dos recursos socioambientais, insumos vitais para a longevidade também do seu negócio, do seu sucesso. Ibá cuida com responsabilidade desses insumos, natureza e homem, por inteligência empresarial, legítimo interesse de negócios. Ibá investe na Inovação para produzir frutos da ciência e tecnologia de vanguarda. Traz o futuro para hoje e o perpetua para sempre. A indústria de árvore plantada é a indústria do futuro. Nossa marca representa isso.

Todo nome-fantasia nasce de uma inspiração ibá

Ibá é a reinterpretação livre e sincera de ybá em tupi-guarani. As línguas indígenas não tinham grafia, apenas fonética. “Missionários jesuítas reduziram a letras (europeias) os sons que ouviam diretamente da boca dos bárbaros” (Padre Antonio Vieira). Assim, ambas as formas escritas de ibá - com i ou com y – têm o mesmo sentido. Para os indígenas e para nós, ibá significa frutos. Frutos na dimensão econômica: toda a riqueza que vem da árvore. Madeira, painéis de madeira, pisos laminados, celulose, papel, biomassa, carvão vegetal, microfibras, matérias-primas não fósseis, nanopolímeros e muito mais. Frutos na dimensão social: fixação do homem no campo, capacitação produtiva, trabalho e renda, formação de futuras gerações com nova perspectiva e mais qualidade de vida, promoção de desenvolvimento humano e social. Frutos na dimensão ambiental: recuperação de áreas degradadas, captação de carbono, produção de água pelo reflorestamento, conservação de florestas naturais, fortalecimento da biodiversidade.

Toda marca gráfica expressa um significado

As quatro fases da lua simbolizam o respeito à natureza e ao seu tempo, seus ciclos, seus segredos milenares agora estudados pela biotecnologia. As quatro fases da Lua representam também os recursos abundantes e renováveis, manejados com responsabilidade. Porque, respeitada e preservada, a Natureza se renova e é eterna. A quarta e última esfera da marca é o futuro a ser preenchido por todos nós. O futuro está em cuidar e investir, para garantir novos frutos com perenidade.