Artigos

Todos os textos assinados pela Ibá que discutem os principais temas de interesse do setor

11 2021
As oportunidades do mercado de carbono para o Brasil O Embaixador José Carlos, diretor executivo da Ibá e colíder da Força-Tarefa Mercado de Carbono da Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura, fala sobre mercado de carbono e COP, na Agroanalysis, revista da FGV, juntamente com Eduardo Bastos, da Bayer, e Gabriela Savian do IPAM. 
11 2021
É hora de cumprir os compromissos assumidos pelo país na COP26 O mais desafiador e urgente é o combate ao desmatamento ilegal
11 2021
É vital superar a convulsão climática O Brasil tem exemplos concretos de que trilhar uma nova economia, responsável e escalável, é possível.
10 2021
Fórum Mundial da Bioeconomia é oportunidade única O Brasil tem atributos para ocupar papel de destaque.
10 2021
Fórum de Bioeconomia em Belém é chance para Brasil virar mesa na área ambiental Evento global abre espaço para país discutir relação econômica com natureza
10 2021
A última chance de frear a mudança do clima Não superaremos os desafios globais sem que o Brasil seja parte da solução.
10 2021
Avanço na educação se dá pela valorização da figura do professor Movimento Profissão Docente trabalha em 4 frentes para o desenvolvimento da profissão
09 2021
O Brasil precisa de um projeto sério para energia Ibá recomenda a leitura do artigo do Embaixador José Carlos da Fonseca Jr., diretor executivo da Ibá, na revista O Papel. O executivo ressalta a urgência em diversificar a matriz energética brasileira e torná-la ainda mais limpa, como estamos aptos a ser uma referência para o mundo.
09 2021
Manejo de florestas cultivadas para um futuro mais verde O manejo do setor alia ações como os programas de monitoramento de biodiversidade, que contribuem na priorização das áreas para restauração.
08 2021
A Corrida com Barreiras na maratona climática Ainda no espírito olímpico, temos tudo para subir ao pódio da sustentabilidade global
07 2021
O Brasil precisa de profissionais capacitados Ao passo que batemos o triste recorde de 14,8 milhões de brasileiros e brasileiras desempregados, observamos a falta de mão de obra qualificada País afora. Se o Brasil vislumbra a continuidade de sua retomada com passos firmes, a qualificação de mão de obra nos quatro cantos de nosso território tem que ser um tema endereçado. O Brasil precisa, de vez, escolher a educação como a bússola que norteará o seu futuro.
07 2021
Embalagens de papel Na edição da revista O Papel deste mês, Paulo Hartung, presidente da Ibá, faz uma reflexão da urgência da retomada econômica com parâmetros sustentáveis para geração de oportunidades para todos, inclusive a juventude. Nessa recuperação verde, os bioprodutos são destaques e chegam cheios de inovação e a tecnologia.