Artigos

Todos os textos assinados pela Ibá que discutem os principais temas de interesse do setor

03 2024
Um ‘green deal’ planetário Num mundo em crise do multilateralismo, cabe também ao setor privado mostrar a sua cara, evidenciar que não teme escrutínio feito em boa-fé e que partilha os valores da sustentabilidade.
02 2024
A Bula Digital deve somar, não alienar Carlos Mariotti, gerente de Política Industrial da Ibá, publicou um artigo na mais recente edição da Revista O Papel defendendo a manutenção das bulas de papel em medicamentos. Uma proposta de norma que trata da disponibilização de bulas em formato digital, em fase de consulta pública pela Anvisa (CP 1224/2023), busca excluir as bulas impressas, substituindo-as por um formato digital acessado via QR Code.
12 2023
Rotas de descarbonização O portal da Globo Rural publicou o artigo “Rotas de descarbonização”, em que Camilla Marangon, gerente de Sustentabilidade e Assuntos Florestais da Ibá, e Paulo Hartung, escrevem sobre as importantes iniciativas do setor de árvores cultivadas rumo à descarbonização de sua matriz energética.
07 2023
Biodiversidade, clima e as florestas: elo crucial para a saúde do planeta Por Patrícia Machado, gerente de Políticas Florestais e Bioeconomia da Ibá, engenheira florestal, mestre e doutora pela Universidade Federal de Viçosa (UFV)
06 2023
Economia circular na prática Confira artigo de Paulo Hartung, publicado no portal Celulose Online, sobre as necessidades da maior circularidade de resíduos na construção de uma economia mais verde.
05 2023
Biodiversidade, Brasil e o futuro do planeta Empresas têm a chance de oferecer aos consumidores meios para contribuir no cuidado com a biodiversidade, escreve Paulo Hartung
04 2023
Leitura, cultura e sustentabilidade
03 2023
Diversidade e Inclusão, uma jornada em constante construção Artigo de Marcia Silva de Jesus, analista sênior de sustentabilidade da Ibá, e doutora em ciência florestal, sobre Diversidade e Inclusão.
10 2022
Um setor que planta 1,5 milhão de árvores todos os dias Artigo do Embaixador José Carlos da Fonseca Jr., diretor executivo da Ibá, na revista O Papel, que ressalta que, diariamente, são plantadas 1,5 milhão de novas mudas pelo setor de árvores cultivadas, trazendo inúmeros benefícios para os brasileiros e para o planeta. 
07 2022
O futuro da inovação do Brasil é verde Ibá recomenda leitura do artigo  de Paulo Hartung, presidente da Ibá, O Estado de S. Paulo. No texto, o executivo destaca o potencial do Brasil em ser protagonista da nova economia descarbonizada utilizando tecnologia e criatividade. Um dos exemplos utilizado é o setor de árvores cultivadas.
07 2022
O mercado regulado de carbono no Brasil Confira o artigo  do Embaixador José Carlos da Fonseca Jr, diretor executivo da Ibá, na revista O Papel, a respeito do movimento do Brasil em relação ao mercado regulado nacional de créditos de carbono. O executivo ressalta que o Decreto 11.075 representa passo importante na direção correta, marcando a criação desse mercado. 
06 2022
Brasil tem de assumir liderança na questão ambiental, por Paulo Hartung Artigo de Paulo Hartung, presidente da Ibá, publicado no jornal O Globo. Para o Dia Mundial do Meio Ambiente, o executivo escreveu sobre a importância do Brasil assumir seu papel de potência ambiental mundial, superando os desafios das ilegalidades em nossas florestas e aproveitando as oportunidades que se abrem com a emergência da nova economia verde.