IBÁCAST

Confira os nossos Podcasts

Episódio 37 - As árvores cultivadas são aliadas no combate ao aquecimento global 01/12/2021

No episódio de hoje vamos falar sobre como também está nas mãos dos consumidores cuidar do futuro do planeta e auxiliar na mitigação das emissões de Gases de Efeito Estufa. Produtos de origem renovável e com cadeia sustentável, como aqueles do setor de árvores cultivadas, além de essenciais para o dia a dia, estocam carbono que foram removidos nas florestas plantadas. São 4,5 bilhões de CO2 eq. estocados nas áreas de cultivo e de conservação da indústria.

Neste último episódio da temporada de 2021, reunimos depoimentos de alguns convidados que participaram do programa durante o ano, detalhando o auxílio do setor de árvores cultivadas no combate ao aquecimento global.


- Ouça também nas plataformas:
Episódio 36 - A importância das mulheres no setor florestal 24/11/2021

O IbáCast desta semana que toca em um assunto de alta relevância para o setor de árvores cultivadas. Conhecida por já atuar dentro do conceito ESG, a indústria de base florestal vem trabalhando para evoluir na questão de igualdade de gênero, com anúncios de metas e ações colocadas em prática.

Vale a pena ouvir a conversa com Fernanda Rodrigues, co-fundadora e membro do conselho diretor da Rede Mulher Florestal.


- Ouça também nas plataformas:
Episódio 35 - As árvores cultivadas e a biodiversidade 17/11/2021

Cultivar pinus e eucalipto significa cuidar da natureza. Já ouviu falar em bugio ruivo ou galito? São diversas espécies que já foram identificadas em áreas do setor de árvores cultivadas, cujo manejo sustentável, que integra área de produção com local destinado para conservação, auxilia na preservação de fauna e flora, além de cuidar do solo e regular o fluxo hídrico. 

Quem conversou conosco sobre tudo isso foi Elson Fernandes, gerente de Projetos da Casa da Floresta.


- Ouça também nas plataformas:
Episódio 34 - A COP-26 e os desafios do planeta 11/11/2021

Quer saber tudo sobre a COP-26? No episódio desta semana, tratamos sobre o clima da Conferência do Clima, as perspectivas para esta reta final do evento e impressões da participação brasileira nesta que é a mais simbólica das COPs. Tudo isso com um convidado direto de Glasgow!

Quem conversou conosco foi o diretor executivo da Ibá, Embaixador José Carlos da Fonseca Jr., que participa da COP-26 desde seu primeiro dia.


- Ouça também nas plataformas:
Episódio 33 - As árvores cultivadas e o clima 03/11/2021

Plantar árvores é o meio mais eficaz de remover CO2 da atmosfera. Diante da urgência por mitigar as mudanças climáticas, cultivar árvores tornou-se uma ferramenta essencial para o planeta. Neste episódio do IbáCast trazemos especialistas e membros do setor de base florestal para explicar como o plantio de pinus e eucalipto são fundamentais nesta tarefa de sequestrar e estocar carbono, tão necessária para que a humanidade construa um futuro mais sustentável.


- Ouça também nas plataformas:
Episódio 32 - Hoje é preciso incorporar os pilares ESG 20/10/2021

No episódio desta semana conversamos sobre o ESG na prática. Abordamos os aspectos que levaram este conceito a ganhar tamanha proporção e falamos sobre os desafios enfrentados pelas companhias para sua aplicação.

Quem conversa conosco sobre o tema é Débora Botini, gerente Financeira e de Governança Corporativa da Ibema.


- Ouça também nas plataformas:
Episódio 31 - As árvores cultivadas e o meio ambiente 13/10/2021

No episódio desta semana, vamos falar sobre os avanços no cultivo de árvores produtivas. Esta evolução vai muito além do ganho em produtividade, trazendo inúmeros benefícios ambientais. Quem conversa sobre isso conosco é Yeda Malheiros, pesquisadora da Embrapa Florestas.


- Ouça também nas plataformas:
Episódio 30 - Cuidamos de pessoas 06/10/2021

No episódio desta semana vamos conversar sobre oportunidades de vida e desenvolvimento sustentável. Na Bahia, o trabalho para o bem estar das pessoas vai além dos muros das companhias e chega até as comunidades vizinhas. Quem conversa sobre isto conosco é Wilson Andrade, diretor executivo da ABAF (Associação Baiana das Empresas de Base Florestal).


- Ouça também nas plataformas:
Episódio 29 - As arvores cultivadas são sinônimo de conservação 29/09/2021

Vamos falar sobre a função do eucalipto para a natureza e para o Brasil? Além de seu importante papel para origem de milhares de bioprodutos essenciais para o dia a dia, seu cultivo sustentável protege o solo, remove CO2 da atmosfera e ajuda, até mesmo, a filtrar a água da chuva que poderia trazer metais pesados para o lençol freático. Curioso(a)? Então vem com a gente no bate-papo com o Mauro Schumacher, professor do Departamento de Ciências Florestais da Universidade Federal de Santa Maria (RS).


- Ouça também nas plataformas:
Episódio 28 - O setor florestal é modelo de empreendedorismo 22/09/2021

No episódio desta semana do podcast do setor de árvores cultivadas, vamos detalhar sobre as oportunidades que uma atividade sustentável, como o cultivo de árvores para fins industriais, pode levar a milhares de brasileiros. Neste programa conversaremos sobre esta realidade no Rio Grande do Sul, que combina desenvolvimento sustentável com progresso socioeconômico.  Quem conversa conosco é Paulo César Azevedo, presidente da Associação Gaúcha de Empresas Florestais – Ageflor.


- Ouça também nas plataformas:
Episódio 27 - A madeira é uma evolução sustentável na construção civil 15/09/2021

Inovação, tecnologia aplicada e carbono estocado. Utilizar madeira de Pinus para construção civil é um futuro próximo e viável para o Brasil, que atende aos anseios da sociedade por negócios sustentáveis, que auxiliam na mitigação das mudanças do clima,  leva desenvolvimento social para diversas regiões e que é economicamente viáveis. Quem conversa sobre a evolução do setor de árvores cultivadas no Estado do Paraná conosco é Álvaro Scheffer Jr., presidente da Associação Paranaense de Empresas de Base Florestal -  APRE Florestas. 


- Ouça também nas plataformas:
Episódio 26 - As árvores cultivadas que cuidam do solo, do ar e da água 09/09/2021

Cuidar do planeta também passa pelas mãos da sociedade, que pode optar por produtos de origem ambientalmente correta, pós-uso adequado e com certificação que confere rastreabilidade. Para proporcionar esta chance de escolha sustentável aos consumidores, o setor de árvores cultivadas vem investindo no manejo correto e na conservação da biodiversidade, de modo a levar itens essenciais para o dia a dia de todos, sem deixar de lado o zelo com a natureza. No programa desta semana, lembramos um pouco sobre tudo o que foi discutido ao longo dos 25 episódios do IbáCast que foram produzidos até aqui.


- Ouça também nas plataformas: