Papéis para embalagens

São papéis que protegem e acondicionam produtos. Moldados principalmente como caixas ou sacos, apresentam grande diversidade – tanto para embalagens leves como pesadas. Podem ser produzidos com fibra reciclada e a resistência mecânica é uma de suas características básicas.

Esses papéis compõem embalagens para uma variada gama de produtos, de remédios a gêneros alimentícios, inclusive bebidas e congelados. Servem também para outros usos, como forração de paredes ou produção de envelopes.

A impermeabilidade e outras características exigidas para contato direto com alimentos e outros produtos são definidas pelos processos de tratamento industrial do papel e pela sua combinação com outros materiais, como plásticos e metais.

Os principais tipos de papel para embalagens são:

Para Papelão Ondulado - Papel de embalagem, usado na fabricação de chapas e caixas. É classificado em:

Os principais tipos são:

Para Papelão Ondulado

Papel de embalagem, usado na fabricação de chapas e caixas. É classificado em:

Miolo

Papel ondulado, utilizado no miolo da chapa de papelão.

Capa de 1ª (Kraftliner)

Papel fabricado com grande participação de fibras virgens, atendendo às especificações de resistência necessárias para constituir a capa ou o forro das caixas de papelão ondulado.

Capa de 2ª (Testliner)

Papel semelhante ao Capa de 1ª, porém com propriedades inferiores, em razão da utilização de matérias-primas recicladas em alta proporção.

White Top Liner

Papel branco fabricado com grande participação de fibras virgens, atendendo às especificações de resistência requeridas para constituir parte das caixas de papelão ondulado.

Papel Kraft

Papel de embalagem, cuja característica principal é a resistência mecânica. É classificado em:

Kraft Natural para Sacos Multifolhados

Papel fabricado essencialmente a partir de fibra longa. Altamente resistente ao rasgo e com boa resistência ao estouro, é usado essencialmente para sacos e embalagens industriais de grande porte.

Kraft Extensível

Fabricado essencialmente a partir de fibra longa. Altamente resistente ao rasgo e à energia absorvida na tração, é usado para embalagem de sacos de papel.

Kraft Natural ou em Cores para outros fins

Fabricado essencialmente a partir de fibra longa, monolúcido ou alisado, com características de resistência similar ao Kraft Natural para Sacos Multifolhados, é usado para a fabricação de sacos de pequeno porte, sacolas e embalagens em geral.

Kraft Branco ou em Cores

Fabricado essencialmente a partir de fibra longa, monolúcido ou alisado, é usado como folha externa em sacos multifolhados, sacos de açúcar e farinha, sacolas e, dependendo da gramatura, para embalagens individuais de balas, bombons etc.

Tipo Kraft de 1ª

Papel de embalagem, semelhante ao Kraft Natural ou em Cores, porém, com menor resistência que este, monolúcido ou não, é usado geralmente para saquinhos etc.

Tipo Kraft de 2ª

Papel semelhante ao Tipo Kraft de 1ª, porém, com resistência inferior, é usado para embrulhos e embalagens em geral.

Para embalagens leves

É classificado em:

Estiva e Maculatura

Papel fabricado essencialmente com aparas, em cor natural, acinzentada, é usado para embrulhos que não requerem apresentação, tubetes e conicais.

Seda

Papel de embalagem, branco ou em cores é usado para embalagens leves, embrulhos de objetos artísticos, intercalação, enfeites, proteção de frutas etc.

Papel Glassine, Cristal ou Pergaminho

Tem como principal característica a transparência, obtida mediante elevado grau de refino no processo produtivo. É usado em embalagens de alimentos, como proteção de frutas nas árvores e papel autoadesivo.

Papel Greaseproof

Translúcido, possui elevada impermeabilidade às gorduras e, por isso, compõe embalagem para produtos gordurosos.