Papéis especiais

 Do papel-moeda aos filtros de café e autocopiativos, são múltiplos os exemplos de papéis com finalidades especiais, presentes na rotina dos consumidores.

Papéis Autoadesivos

Recobertos por adesivo à base de resinas e gomas sintéticas, aderem à superfície com a qual entram em contato. Compõem etiquetas e fitas adesivas para fechar embalagens.

Papéis Decorativos

São úteis para revestimento de chapas de madeira ou compensados, também com aplicação em móveis e pisos.

Papéis Metalizado

Recebem revestimento metálico para fins industriais.

Papel Absorvente Base para Laminados

Com alta absorção, é utilizado para o manuseio de resinas sintéticas na fabricação de laminados plásticos.

Papel Autocopiativo

Produz cópias duplicadas em blocos sem a necessidade de papel carbono. A primeira via é revestida no verso com microcápsulas de corantes. A via intermediária contém revelador da face da frente e microcápsulas atrás. Ela registra as letras, transmitindo-as para a próxima folha.

Papel Crepado

Tem maior elasticidade e maciez, características importantes para o uso como base para germinação de sementes, fitas adesivas e reforço de costura em sacos multifoliados.

Papel de Segurança

Destina-se à impressão de selos, papel-moeda, tickets, ingressos, passes escolares e documentos que exigem proteção contra fraudes. Os principais recursos de segurança incluem ausência de fluorescência, microcápsulas e fios visíveis a olho nu ou sob luz UV (ultravioleta), proteção química e filigranas que mudam de cor quando reagem com tinta de carimbo ou caneta, além de pigmentos imunes à reprodução por scanners, entre outros.

Papel Filtrante

Fabricado geralmente com pasta química, tem uso em diferentes processos industriais de filtração.

Papel Kraft Especial para Cabos Elétricos

É confeccionado sem metais e outros materiais condutores de eletricidade, tendo elevada resistência mecânica e elétrica.

Papel Kraft Especial para Condensadores

Isento de cloretos solúveis, tem porosidade e pureza química específicas para uso em condensadores.

Papel Kraft Especial para Fios Telefônicos

Natural ou nas cores verde, azul e vermelho, apresenta elevada resistência mecânica. É usado nos fios condutores de cabos telefônicos.

Papéis Térmicos

Recebem revestimento que os torna sensíveis ao calor. Assim, a impressão é resultado da reação entre os químicos do revestimento e o calor, normalmente desprendido das impressoras térmicas, para as quais são projetados. Destina-se a impressão de comprovantes fiscais, recibos de cartão de crédito, extratos bancários, bilhetes de embarque, etiquetas adesivas e bilhetes lotéricos, dentre outros.