Ibema: máscaras e geleias auxiliam no sustento mesmo durante a pandemia

Ibema: máscaras e geleias auxiliam no sustento mesmo durante a pandemia

Apesar dos entraves provocados pela crise do covid-19, que modificou a rotina de empresas, escolas e famílias, alguns projetos sociais se mantiveram firmes no propósito de auxiliar aqueles que mais precisam. É o caso do IbemArte, centro de treinamento e criação de artesanato localizado no Centro Comunitário mantido pela unidade da Ibema em Turvo, no Paraná, que se manteve ativo e continuou ajudando as famílias da região a aumentar suas rendas.

Criado em 2014, há anos o IbemArte vem conquistando premiações por meio do auxílio na captação e auxílio das famílias que moram nas imediações da fábrica, contribuindo, assim, para a melhoria do IDH da região central do Paraná. Em 2017, a iniciativa recebeu o Selo Sesi ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, da ONU), por sua importância e impacto entre os participantes.

Ao longo da pandemia, a Ibema manteve o fornecimento das matérias-primas utilizadas nos artesanatos que passaram a ser confeccionados na residência das artesãs da Vila de Faxinal da Boa Vista. Foi assim que elas passaram a produzir o instrumento-ícone da prevenção: as máscaras faciais. “Nós entregamos a matéria-prima, e elas colocaram a mão na massa. Até o momento, foram confeccionadas 4 mil máscaras”, conta a assistente administrativo do Centro Comunitário da Ibema, Erica Mello. Os produtos são distribuídos gratuitamente na comunidade.

Outras três moradoras da vila optaram por apostar na produção de deliciosas geleias utilizadas na Ibema nos dias de comemoração. O produto é feito com frutas e legumes regionais da estação, como abóbora, laranja, manga, maracujá e morango. Além de trazer uma importante fonte de renda a essas famílias, moradoras de uma das regiões de menor IDH do Paraná, o produto ainda alegra a casa de quem consome. “Tudo o que elas fazem parte de um conceito de excelência. Os potes de geleia são harmoniosamente ornamentados, e quem os recebe os serve à mesa. Uma iguaria que oferece um pouco de alívio na pressão do dia a dia”, completa.

Iniciativas como essa contribuem para a construção de um sistema econômico mais inclusivo, equitativo e regenerativo para as pessoas e para o planeta. “Trabalhamos para impulsionar, fortalecer e desenvolver os compromissos sociais que integram os critérios ESG”, enfatiza a supervisora de RH da Ibema, Camila Brizola.

Assim que uma parcela significativa de moradores tenha sido vacinada e as autoridades sanitárias permitirem, a Ibema retomará também os encontros presenciais e ações educativas realizados com crianças da região. Desta forma, a empresa continua firme em seu propósito de acelerar o crescimento das comunidades localizadas ao redor de suas fábricas e confirma o seu compromisso com o desenvolvimento social.