Comunicação

IMPRENSA E NOTÍCIAS

Ibá/Hartung: Reabriremos representação em Brasília nas próximas semanas

A Indústria Brasileira de Árvores (Ibá) reabrirá nas próximas semanas sua representação em Brasília. A informação é de Paulo Hartung, que assumiu a presidência da entidade em março. Desde então, o ex-governador do Espírito Santo tem se dedicado a visitar as filiais da entidade para entender melhor quais são as demandas do setor.

Em menos de dois meses, Hartung já visitou os escritórios de entidades regionais em Belo Horizonte (MG) e Porto Alegre (RS) e nas próximas semanas tem encontros agendados com entidades no Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Paraná e Bahia. A intenção é estimular a criação de regionais em estados em que a Ibá ainda não está presente.

Com o objetivo de reforçar sua estrutura internacional da entidade, Hartung convidou o embaixador José Carlos da Fonseca Junior para integrar sua equipe. Ele se licenciou do Itamarati para assumir a diretoria de Relações Institucionais da entidade em meados de abril. 'Fonseca já participou até agora das duas missões na China, tanto a liderada pela nossa ministra Tereza Cristina, da Agricultura, e a do vice-presidente Hamilton Mourão', afirmou Hartung em entrevista exclusiva ao Broadcast. Nesse contexto, Hartung também participou recentemente de audiência com o vice-presidente Mourão. 'O diálogo tem sido muito bom e temos um conselho bastante ativo', afirmou.

A entidade tem dialogado nas esferas federal e estadual para desburocratizar o processo de licenciamento para plantio de árvores e questões como mudanças no Código Florestal. 'Estamos em diálogo permanente com o poder executivo e reabrir nosso escritório em Brasília faz parte dessa estratégia', afirmou.

Atualmente, o setor representa 6,9% do PIB industrial e 1,1% do PIB nacional, além de gerar 3,7 milhões de empregos (diretos e indiretos). Entre 2019 e 2020, os investimentos em expansão de capacidade no setor devem somar R$ 22,2 bilhões, pelos cálculos do Ibá com base nos anúncios já feitos por empresas associadas. O montante já considera o investimento de R$ 9,1 bilhões anunciado pela Klabin em meados de abril, o projeto Puma II.

Veículo: Agência Estado