Comunicação

IMPRENSA E NOTÍCIAS

Para sair dos padrões insustentáveis de produção e consumo, Governo do Pará cria estímulos para a economia de baixo carbono

Já em sua abertura, o Fórum Mundial de Bioeconomia mostrou sua força para impulsionar uma cadeia de negócios verdes. Helder Barbalho, Governador do estado do Pará, anunciou dois novos programas que estimularão a agenda sustentável na região.

A autoridade formalizou o chamamento público para interessados em assumir concessões florestais no Pará, voltadas à venda de crédito de carbono. Trata-se de um mecanismo no qual a empresa concessionária vai ter de proteger a unidade de conservação. Todo desmatamento evitado será medido e convertido em crédito de carbono, a ser comercializado no mercado voluntário. E o produto disso será repartido com o Estado.

Helder Barbalho assinou ainda os decretos de criação da Unidade de Conservação de São Benedito, do comitê gestor da Política Estadual de Clima e da Estratégia Estadual de Bioeconomia. Por fim, no evento houve ainda a assinatura dos primeiros contratos de crédito para produtores que atuam em modelo de bioeconomia, no âmbito do Programa Banpará-Bio. Os produtores contarão com recursos do Fundo Garantidor para a Bioeconomia, criado pelo Governo do Pará, considerado o primeiro passo para a aplicação inovadora de investimento sustentável.