MDF – Medium Density Fiberboard – Painéis de Fibra de Média Densidade

O MDF é um painel de madeira reconstituída, assim como o MDP e o HDF. MDF é a sigla para Medium Density Fiberboard ou Painel de Fibras de Média Densidade. As fibras de madeira são aglutinadas e compactadas entre si com resina sintética, por meio da ação conjunta de pressão e calor em prensa contínua de última geração. O MDF é um painel industrial homogêneo, com excelente estabilidade dimensional, de superfície uniforme, lisa e de alta densidade.

Características

O MDF é um painel com a característica principal de boa capacidade de usinagem, tanto nas bordas, quanto nas faces. Com densidade adequada e homogeneidade proporcionada pelas fibras, o painel de MDF pode ser facilmente torneado, entalhado e usinado.

Usos e Aplicações

Pelas suas características, o MDF é amplamente utilizado na indústria moveleira para frontais em peças com usinagens e trabalho de baixo relevo, nos fundos de móveis, lateral e fundo de gavetas e também para artesanatos diversos. Na construção civil é utilizado para fabricação de pisos, rodapés, almofadas de portas, batentes, portas usinadas, peças torneadas como balaústres de escadas, pés de mesas e também em embalagens.