Comunicação

IMPRENSA E NOTÍCIAS

Ivana Amorim Dias, autora de projeto sobre bio-óleo, vence Etapa Nacional do Blue Sky Young Researcher and Innovation Awards 2022-2023

São Paulo, 30 de agosto de 2022 - Ivana Amorim Dias é a vencedora da Etapa Nacional do Blue Sky Young Researcher and Innovation Awards 2022-2023, promovida pelo International Council for Forest and Paper Associations (ICFPA), em parceria com a Indústria Brasileira de Árvores (Ibá).

Graduada em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, mestre e doutoranda pela UFPR, Ivana apresentou seu projeto, sob orientação de Dr. Pedro Henrique Gonzalez de Cademartori, que, em parceria com a Suzano, busca desenvolver processos sustentáveis como forma de obter produtos de alto valor agregado, que transforma os resíduos da madeira a partir da termodegradação da biomassa, em um processo de pirolise rápida, gerando o bio-oleo com alto potencial de aplicação, mas com alta reatividade gerada entre suas frações constituintes.

A edição deste ano tem como tema “Construindo uma Economia de Baixo Carbono com Florestas e Produtos Florestais Positivos para o Clima”. O prêmio seleciona pessoas de até 30 anos e projetos inovadores que possam contribuir para o desenvolvimento da indústria de base florestal mundial sob a ótica de pesquisa e desenvolvimento, inovação e melhorias de processos para a cadeia produtiva.

“Eu não preciso repetir o potencial do Brasil nesta economia de baixo carbono. Está ao alcance de nossas mãos. Quando vocês, jovens, aceitam este desafio do Blue Sky, a tarefa fica mais leve, mais divertida e deixa um recado que estamos tratando de aceitar os desafios”, diz Horacio Lafer Piva, presidente do Conselho Deliberativo da Ibá.

Lauana Blenda Silva, da Universidade Federal de Viçosa, conquistou o segundo lugar. Com orientação do profº Dr. Laércio Jacovine e da profª Dra. Angélica de Cássia Oliveira Carneiro, a apresentação abordou o sistema que calcula o balanço de carbono e a visibilidade técnica e econômica em diferentes cenários da produção de carvão vegetal. Em terceiro lugar, Viccenzo Zanlorenzi, da startup PixLog, aplicativo de celular que mede, em poucos minutos, pilhas de madeira permitindo, em tempo real, agilidade e transparência no comércio de toras de madeira.

Estiveram presentes na banca da etapa nacional a professora Lígia Ferrari (IPT), e o professor Liniker Fernandes Da Silva (UFRB), garantindo maior representatividade e ampliando a aproximação da Ibá com a comunidade científica brasileira.

Etapa internacional

Após seleção dos vencedores (as) das etapas regionais, os autores ou autoras dos dois serão indicados para a etapa internacional. Nessa etapa, todos os projetos indicados pelos membros do ICFPA (16 membros atualmente), incluindo a Ibá, serão avaliados por uma banca internacional e os três finalistas apresentarão seus projetos na oportunidade do encontro do ICFPA CEO Roundtable, que será realizado entre abril e maio de 2023, em país a ser definido.