Comunicação

IMPRENSA E NOTÍCIAS

Ibá participa de reunião no Mapa para divulgar o PlantarFlorestas

A Indústria Brasileira de Árvores – Ibá esteve presente na reunião na Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Florestas Plantadas no Ministério da Agricultura (MAPA) nesta quinta feira (21) e entre os principais pontos discutidos foi o Plano Nacional de Desenvolvimento das Florestas Plantadas – PlantarFlorestas com a participação do João Adrien, assessor da ministra da Agricultura, Tereza Cristina; Luís Rangel Pacifici, Diretor do Departamento de Estudos e Prospecção da Secretaria de Política Agrícola (SPA); Eduardo Sampaio, secretário de Política Agrícola do Mapa; Valdir Collato, diretor-geral do Serviço Florestal Brasileiro e Heliton José Rocha, Coordenador Geral das Câmaras Setoriais.

Lançado em dezembro pelo Mapa, o PlantarFlorestas, possui ações previstas para os próximos dez anos. O objetivo é aumentar em 2 milhões de hectares a área de cultivos comerciais a área de cultivos comerciais até 2030, aumento de 20% sobre a área atual. Hoje, associadas da Ibá são responsáveis por 7,8 milhões de hectares de árvores plantadas. A entidade participou de todo o processo de construção do PlantarFlorestas, documento que faz um diagnóstico do setor, identificando oportunidades e ações que devem ser implementadas.

Este é um primeiro passo, mas uma grande conquista o reconhecimento do governo federal da importância desse setor que é líder global em produtividade florestal, com uma média de 35,7 m³/há/ano para os plantios de eucalipto e 30,5 m³/ha/ano e que representa 5% das exportações totais do país e 10% das exportações do agronegócio, com faturamento com produção primária florestal de R$ 18,5 bilhões. O setor de florestas plantadas gera um saldo positivo de US$ 10 bilhões na balança comercial e 3,7 milhões postos de trabalho, além de ser uma ferramenta fundamental para o atingimento das metas de redução de Gases de Efeito Estufa e mitigação das mudanças climáticas. Por isso, a implementação do PlantarFlorestas pelo MAPA incentiva e fortalece institucionalmente essa indústria.

Para o crescimento robusto do setor, o governo reconhece neste documento uma antiga demanda do setor, que impacta grandes e pequenos produtores, que passa por desburocratizar os processos de concessão de licenças ambientais, promovendo ampla discussão sobre as políticas e processos de licenciamento, buscando isonomia com outras atividades agrícolas; e excluindo a silvicultura do rol de atividades potencialmente poluidoras e utilizadoras de recursos ambientais.

O Plantar Florestas

O Plano é resultado do trabalho coordenado pela Embrapa Florestas e do Grupo de Trabalho que contou com a participação de diferentes entidades como associações, entre elas a Ibá, setor privado, academia, além da sociedade civil que pode contribuir por meio da consulta pública que ficou disponível por 45 dias. Os grandes desafios do setor e as respectivas ações foram apresentadas em nove grandes temas: Locus institucional do setor de floresta plantadas dentro do governo, ii)informação estratégica, iii) demanda por produtos florestais, iv)fomento ao cultivo de florestas plantadas, v)pesquisa e desenvolvimento, vi)infraesturutra/logística, vii) questões legais, viii)defesa sanitária e ix) comunicação.