Acervo

MATERIAIS INSTITUCIONAIS

Ibá Digital - Edição 146

Especial COP-26
 
Com a maior delegação de sua história em uma Conferência do Clima, o setor de árvores cultivadas esteve em peso na COP-26. Representando a Ibá, Embaixador José Carlos da Fonseca Jr. e Nathalia Granato acompanharam o evento e passaram relatos diários direto de Glasgow. Membros de associadas Ibá, como Rodrigo Libaber, diretor da Eldorado; Cristiano Teixeira, CEO da Klabin; Francisco Razzolini, diretor de tecnologia industrial, inovação e sustentabilidade da Klabin; Walter Shalka, CEO da Suzano; e Marina Lisboa, Head de Relações Corporativas da Suzano, também atuaram em uma intensa agenda da indústria de base florestal, desde encontros a participação em eventos direto da COP-26. 
 
Klabin e Suzano fizeram anúncios  nas principais mídias britânicas, The Economist e Financial Times, respectivamente, reforçando as mensagens de sustentabilidade desse setor, que planta 1 milhão de árvores por dia e há anos demonstra que é possível produzir e conservar.
 
A Ibá realizou uma cobertura detalhada e mais informações podem ser encontradas nas News: 05/11;08/11 e 10/11
 
Vale também assistir vídeo s do Embaixador com Cristiano Teixeira e Walter Shalka sobre suas impressões no evento e com Rodrigo Libaber.  
 
IbáCast, o podcast do setor de árvores cultivadas
 
Novidades no IbáCast! Episódios do mês
Para ouvir esses e os demais episódios, acesse a playlist do Spotify. Vamos, juntos, levar nossa mensagem mais longe. 

O último Ibá Digital do ano aborda a Economia Circular que, como o próprio nome diz, faz com que o sistema econômico funcione como um ciclo. O processo baseia-se no reaproveitamento de materiais para a produção e depois segue a ordem de utilizar, reutilizar, refazer, e reciclar, voltando assim à etapa inicial da produção e fechando o ciclo - ao mesmo tempo que começa um novo. Assim, os materiais podem voltar à natureza ou através de outras formas com menor impacto ambiental. 

Boa leitura e cuide-se. 
 
Alta tecnologia e baixa emissão de poluentes são diferenciais dos veículos.
 
Caixas para delivery de alimentos e cosméticos são os principais targets do produto que chega às gráficas. 
 
A Sala de Confiabilidade 4.0 funcionará como a central das operações tecnológicas e de sistemas da fábrica da empresa, acompanhando os processos em tempo real, gerando ainda mais estabilidade à produção da planta. 
 
No PPGF, os participantes têm a oportunidade de acompanhar dezenas de palestras ministradas por profissionais renomados do setor florestal, que abordam de forma ampla temas do setor florestal brasileiro, gestão de pessoas e gestão financeira.
Artigo
 
Ibá recomenda leitura do artigo de Paulo Hartung, presidente da Ibá, e o Embaixador José Carlos da Fonseca Jr., diretor executivo da Ibá, na Folha de S. Paulo. Os executivos analisam o resultado da conferência global do clima e avaliam a necessidade urgente do governo tomar ações para combater o desmatamento ilegal na Amazônia, além das diversas outras ilegalidades.

Artigo
 
Outra leitura interessante é o artigo do Embaixador José Carlos, diretor executivo da Ibá e colíder da Força-Tarefa Mercado de Carbono da Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura, sobre mercado de carbono e COP, na Agroanalysis, revista da FGV, juntamente com Eduardo Bastos, da Bayer, e Gabriela Savian do IPAM.