Acervo

MATERIAIS INSTITUCIONAIS

Ibá Digital - Edição 145

 
IbáCast, o podcast do setor de árvores cultivadas 

Novidades no IbáCast! Episódios do mês
Para ouvir esses e os demais episódios, acesse a playlist do Spotify.

Ouça e compartilhe! Vamos, juntos, levar nossa mensagem mais longe. 
 
Vídeo lançado no mês 

Em outubro, a Ibá lançou um vídeo sobre a importância do setor de árvores cultivadas na mitigação das mudanças do clima, que demonstra como esta agroindústria possui um papel relevante em remover CO2 da atmosfera e cuidar do meio ambiente.

Vamos, juntos, disseminar mais informações sobre o setor.

Ibá: o futuro está nas árvores cultivadas

A Ibá preparou um material detalhado com informações, relatos técnicos, vídeo, reuniões, imagens, conclusões e resultados conquistados sobre a Ibá e sua participação no Fórum Mundial de Bioeconomia realizado na semana passada, em Belém, no Estado do Pará. A quarta edição do evento reuniu mais de 60 palestrantes, que aprofundaram discussões sobre a bioeconomia, expuseram cases e comentaram projetos. A News pode ser acessada aqui

O boletim de outubro destaca oportunidades para soluções no combate às mudanças climáticas ao mesmo tempo em que reforça a importância de uma nova economia verde. O setor de árvores cultivadas tem demonstrado à sociedade seu trabalho e ações rumo a um futuro sustentável. 

Boa leitura e cuide-se. 

 
 
A Nouryon, líder global em especialidades químicas, iniciou o comissionamento do seu Modelo de Fabricação Integrado para apoiar a expansão da fábrica de celulose da Bracell em Lençóis Paulista, SP.
 
O projeto está em fase de desenvolvimento de pesquisa e os resultados devem ser utilizados para o desenvolvimento de novas linhas de cosméticos do Grupo Boticário a partir de 2022.
 
Para o processo, a companhia utiliza resíduos da própria produção de celulose e outros materiais que seriam descartados como biomassa para a queima nas caldeiras da empresa.
 
A premiação é o principal reconhecimento ambiental deste estado e é destinada a projetos e iniciativas que vão além da legislação ambiental e que resultam em benefícios para a conservação do meio ambiente.
 
Três empresas de base de floresta plantada, que fazem parte da Associação Catarinense de Empresas Florestais (ACR), estão entre os vencedores do 22º Prêmio Fritz Müller: A Klabin, a WestRock e a Florestal Gateados.
 
A plataforma digital traz, em três idiomas (português, espanhol e inglês), dados, conteúdos relevantes e informativos com foco nas ações da indústria e meio ambiente. Setor de árvores cultivadas já possui cases no portal. 
 
Ibá recomenda leitura do artigo de Paulo Hartung, presidente da Ibá, publicado no jornal O Estado de S.Paulo. O executivo faz uma reflexão sobre a centralidade das discussões da COP-26 que se aproxima e da importância do País ser protagonista deste momento.

O executivo também se destacou com artigos na Folha de S. Paulo e no O Globo sobre a realização do Fórum Mundial de Bioeconomia, em Belém, Estado do Pará, como uma chance para o país recuperar o protagonismo na questão ambiental.

 

Estão abertas as inscrições para a chamada pública de casos de sucesso em boas práticas do setor florestal que tenham como objetivo ampliar a escala da restauração ecológica no Brasil.

O edital completo pode ser acessado aqui.

Podem participar da seleção empresas, organizações da sociedade civil  e/ou proprietários(as) rurais interessados(as) que atuem no setor florestal e que sejam as responsáveis pelo projeto.