Comunicação

IMPRENSA E NOTÍCIAS

Ibá apoia Dia Mundial do Bioproduto, lançado pelo Fórum Mundial de Bioeconomia

Data fomenta a conscientização sobre a importância dos produtos de base renovável para o planeta

São Paulo, 07 de julho de 2021 - Hoje, 07 de julho, está sendo lançado mundialmente o Dia do Bioproduto, data criada pelo Fórum Mundial de Bioeconomia (Fórum Mundial de Bioeconomia), e que conta com apoio da Indústria Brasileira de Árvores (Ibá). O lançamento é uma das estratégias para despertar o conhecimento sobre a importância dos produtos de base renovável em substituição aos itens de origem fóssil, no combate às mudanças climáticas, reduzindo emissão de CO2 na produção e, em muitos casos, estocando o gás no produto, aumentando assim, a proteção do planeta Terra.

Jukka Kantola, fundador do Fórum, afirma: “Estamos lançando um novo movimento, o Dia Mundial do Bioproduto, em um esforço para aumentar a conscientização sobre a importância dos bioprodutos ao nosso redor e como eles contribuem para o objetivo maior de sustentabilidade ambiental e ação climática”.

Os bioprodutos, fabricados a partir de componentes biológicos ou materiais renováveis, estão entre as soluções mais sustentáveis para o planeta. O setor de árvores cultivadas tem a sustentabilidade na veia, desde a semente até o produto final, tornando-o uma agroindústria com um olhar cuidadoso e que opera com os dois pés na bioeconomia. O setor dispõe de mais de 5.000 bioprodutos essenciais, como embalagens de papel, livros, cadernos, filtros de café, pisos laminados, painéis de madeira, carvão vegetal para produção de aço verde, entre tantos outros. Itens que têm origem renovável, são recicláveis e biodegradáveis, em sua maioria. 

A indústria brasileira de base florestal planta 1 milhão de árvores para fins industriais todos os dias. Ao todo, são 9 milhões de hectares no País, cerca de 1% da área do país, destinados para fins produtivos de pinus, eucalipto e teca, entre outras. O setor de árvores cultivadas destina 5,9 milhões de hectares em áreas para conservação entre RPPNs (Reserva de Proteção do Patrimônio Natural), APPs (Área de Preservação Permanente) e RLs (Reserva Legal). Para cada hectare plantado, outro 0,7 é conservado, indo além do que a legislação exige. Isso ressalta a grande quantidade que, juntas, as florestas estocam ou removem, sendo 4,48 bilhões de toneladas de CO2 equivalente, um volume maior do que o emitido por toda a indústria brasileira em um ano.

Assim como as empresas são voluntariamente certificadas pelos principais selos internacionais como o Forest Stewardship Council (FSC) e o PEFC, todo este esforço gera produtos ambientalmente corretos, presentes no dia a dia de todos e com enorme potencial de substituir os de origem fóssil. Esta é a prova de que cada um de nós já se deparou com um bioproduto. 

O desenvolvimento de soluções vindas de fontes renováveis possui potencial positivo para enfrentar as demandas que o mundo necessita.

O Embaixador José Carlos da Fonseca Jr., diretor executivo da Ibá, explica “Outro avanço que a nossa indústria teve foi com a nanotecnologia, em que a celulose chegará à escala nanométrica, sendo potencial substituta de produtos de origem fóssil, produzindo fios têxteis com o emprego de até menos 90% de água e químicos. Também será fundamental para substituir as camadas de alumínio e plástico em embalagens, conferindo maior reciclabilidade e, até, mais biodegradabilidade. Isso tudo com produtos de origem renovável, sustentável, em operações que são clima-positivo, ajudam na redução de emissões de GEE e promovem a economia de baixo carbono”.

Com o desenvolvimento da nanocelulose, material mais resistente que o aço e que está presente em embalagens, as camadas de plástico e alumínio serão substituídas, criando barreiras biodegradáveis, com a mesma eficácia para reter líquidos e gorduras. Já a lignina, que ganha mais valor agregado, deixa de ser utilizada somente em energia limpa e, em fase avançada de estudos, passará a ser utilizada em resinas para móveis, concreto e termoplásticos, que compõem peças internas de veículos automotivos. Esses são exemplos que reforçam o quanto a indústria de árvores cultivadas é muito sólida e tem uma visão de longo prazo.
 
Para fortalecer a campanha nas redes sociais, os internautas podem compartilhar suas experiências e histórias de bioprodutos, postando uma foto ou vídeo, utilizando a #Bioproductday no LinkedIn ou Twitter. O Fórum Mundial de Bioeconomia repostará as postagens nas redes sociais. Além disso, a equipe do fórum selecionará três publicações que capturam a essência do Dia Mundial do Bioproduto e os vencedores ganharão um ingresso para os três dias de evento. Mais informações no site oficial

O Fórum Mundial de Bioeconomia realiza neste ano pela primeira vez seu evento anual no Brasil, no Estado do Pará, e apoio da ABAG e Ibá. O Fórum será realizado na Estação das Docas, em Belém. A cidade foi reconhecida como Cidade Criativa da Gastronomia pela Unesco. O Fórum espera ter mais de 60 palestrantes importantes sobre a bioeconomia circular em todo o mundo.