Comunicação

IMPRENSA E NOTÍCIAS

Em parceria com FGV-IBRE, Ibá lança caderno de Emprego e Renda, com impactos sociais positivos da atividade de base florestal

Levantamento inédito da Indústria Brasileira de Árvores (Ibá), em parceria com FGV-IBRE, indica que o setor de base florestal gera 2,8 milhões de oportunidades no país. O relatório Emprego e Renda no Setor de Árvores Cultivadas está disponível no site da Ibá e mapeia o valor gerado para a cadeia produtiva e comunidades onde as companhias estão inseridas. Das 2,8 milhões de oportunidades no Brasil, 536,4 mil são entre empregos diretos, 1,5 milhão indiretos e 805,4 mil de oportunidades e rendas induzidos. Para estes trabalhadores, presentes nos mais de 1.000 municípios em que o setor atua, é gerada uma renda que somou R$ 122,7 bilhões.

O Caderno conta com nove histórias de pessoas que tiveram oportunidades a partir da influência do setor de árvores cultivadas nas suas regiões. Cases de qualificação profissional, desenvolvimento socioeconômico nas comunidades, geração de trabalho e renda na agricultura familiar, ações de reflorestamento entre outros projetos ganham luz e mostram caminhos voltados à sustentabilidade. Associadas Ibá que participam do relatório com seus cases são Cenibra, Eldorado Brasil, Ibema, Melhoramentos, Norflor, Suzano, Sylvamo e WestRock.

Acesse aqui o estudo completo.