CMPC: Fundo Valor Local garante renda para grupo de artesãos durante a pandemia

CMPC: Fundo Valor Local garante renda para grupo de artesãos durante a pandemia

Ano passado, o programa selecionou 20 projetos para receberem até R$ 10 mil em recursos para realizar ações que gerassem benefícios práticos em suas localidades.

Localizada em Guaíba (RS), a CMPC incentiva o desenvolvimento regional por meio de iniciativas de estímulo à educação, à geração de emprego e renda e à promoção da qualidade de vida das comunidades vizinhas às suas operações. Entre os programas promovidos pela companhia está o Fundo Valor Local, que no ano passado selecionou 20 projetos para receberem até R$ 10 mil em recursos para realizar ações que gerassem benefícios práticos em suas localidades.

Em mais um ano afetado pela pandemia da Covid-19, como foi 2021, o projeto “Mãos Solidárias” foi um dos contemplados do Fundo Valor Local e se destacou ao oportunizar que artesãs de Camaquã, no Rio Grande do Sul, confeccionassem máscaras de tecido para o combate da disseminação da doença. Além dos itens de proteção sanitária, as trabalhadoras também produziram bonecas de pano, abayomis (bonequinhas negras), garrafas estilizadas e outras peças de decoração feitas à mão.

A iniciativa, realizada pela Associação dos Artesões de Camaquã, tem como objetivo proporcionar renda para as profissionais da região, além de beneficiar a APAE de Camaquã, a Rede de Atenção à Mulher (RAM), a Liga Feminina de Combate ao Câncer, o CRAS Cônego Walter, a ABINJUV e a União de Coletores de Camaquã. No total, mais de mil pessoas foram beneficiadas pelo programa.

“Para nós é motivo de muita satisfação promover uma iniciativa como o Fundo Valor Local, que tem feito a diferença para organizações e empreendedores sociais na disseminação da arte, da cultura e da educação em nosso estado. Já estamos nos preparando para em breve abrirmos uma nova edição do programa e darmos continuidade ao trabalho com novos projetos de desenvolvimento social”, afirma o diretor-geral da CMPC no Brasil, Mauricio Harger.

Educação – Outro projeto com as atividades já finalizadas, porém sem produtos a serem comercializados, o “Plantinha Inteligente – Robótica Sustentável”, levou a 110 estudantes, de cinco escolas municipais, a oportunidade de vivenciar a experiência de programar. Por meio de uma oficina de robótica sustentável, foi criado um dispositivo que é conectado em plantas com a função de alertar o momento apropriado de receber água ou serem levadas para locais com sol. O projeto é desenvolvido em parceria com a Jovens Makers, Código Kids e Secretaria Municipal de Educação de Guaíba.

Conheça os demais projetos que fazem parte desta primeira edição do Fundo Valor Local pelo site do projeto.