Bracell promove alfabetização para colaboradores do viveiro em Avaí

Como parte de seu compromisso com o desenvolvimento humano e social, a Bracell iniciou em 2024 um projeto que reafirma o poder transformador da educação. Em novembro, a companhia lançou o “Plantando Conhecimento”, um programa de alfabetização voltado aos colaboradores do viveiro em Avaí (SP), por meio da modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos).
Em Avaí, foram 33 colaboradores que participaram durante quatro meses das aulas presenciais duas vezes por semana, no próprio local de trabalho, após o expediente. Para garantir conforto e motivação aos participantes, a Bracell oferece transporte, alimentação, kits escolares e uniformes. A ação contemplou funcionários de diferentes cidades da região, como Avaí, Pirajuí, Iacanga, Cafelândia, Tibiriçá e Guarantã.
Essa iniciativa se torna ainda mais relevante diante do cenário da EJA no Brasil. Segundo o Censo Escolar 2024, o número de matrículas nessa modalidade segue em queda, com cerca de 2,4 milhões de estudantes registrados no ano passado, uma redução de 198 mil em comparação a 2023. Esse contexto reforça a importância de ações como a da Bracell, que apostam na educação como vetor de inclusão e crescimento.
“Nós acreditamos no poder transformador da educação. Oferecer o EJA é dar ferramentas para que nossos colaboradores cresçam profissionalmente e realizem seus sonhos', afirma Fernanda Kruse, Head de Treinamento e Desenvolvimento.
O projeto é realizado em parceria com o Alicerce Educação, organização que já impactou mais de 30 mil estudantes no Brasil, unindo reforço escolar e desenvolvimento socioemocional. Ao final do curso, os alunos poderão realizar o Encceja, obtendo a certificação do ensino fundamental.
O programa “Plantando Conhecimento” integra o pilar Empoderando Vidas da Agenda Bracell 2030, que busca capacitar pessoas e comunidades por meio de iniciativas transformadoras.