Comunicação

IMPRENSA E NOTÍCIAS

Bastidores COP-26


A Ibá está em Glasgow!

Com a maior delegação de sua história em uma Conferência do Clima, o setor de árvores cultivadas está em peso na COP-26. Representando a Ibá, Embaixador José Carlos da Fonseca Jr. e Nathalia Granato acompanham o evento e passam relatos diários direto de Glasgow. Veja abaixo um resumo desta semana.
 
 
No início da COP-26, Brasil faz anúncio de novas metas e adere a acordos

Desde o início da COP-26, foram realizados importantes anúncios. Em sua primeira aparição, o ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite anunciou o avanço na meta de redução na emissão de CO2, comprometendo-se a cortar 50% até 2030 e zerar até 2050.

A Declaração sobre Florestas e Uso do Solo, que prevê zerar o desmatamento ilegal até 2030, foi referendada por 104 países, entre eles o Brasil. O governo, no entanto, antecipou sua meta para 2028. Desde modo, também foi revisada a NDC brasileira, com aumento da ambição 43% para 50% até 2030. O governo nacional também demonstrou apoio, ao lado de outras 96 nações, à redução de emissão de gás metano em 30% até 2030.

Para detalhar todos estes assuntos, a delegação do governo brasileiro realizou uma reunião sobre o trabalho na COP-26, por meio dia seguintes nomes: Embaixador Paulino de Carvalho, Secretário de Assuntos de Soberania Nacional e Cidadania, Ministro Leonardo Athayde, diretor do Departamento de Meio Ambiente do Itamaraty; Ministro Marcus Paranaguá, secretário de Clima do MMA; e Paulo Toledo, diretor de Clima do MMA. Além da Ibá, também estiveram presentes entre outras entidades, Abiogas, Fiesp, CNA, CNI e Agroícone.

CEO da Klabin participa de painel sobre financiamento a mercados emergente

Cristiano Teixeira, CEO da Klabin, participou do painel 'Proporcionando financiamento para mercados emergentes e em desenvolvimento'. Na ocasião, depois de descrever os diferenciais que credenciam nosso  setor em face do sistema financeiro, o executivo externou preocupação com pequenas e médias empresas, assim como empreendedores, os quais não dispõem do mesmo grau de acesso a financiamentos. No presente cenário de pandemia e inflação em todo o mundo, é necessário que tenham acesso a financiamentos/créditos para que tenham possibilidade de fazer a adaptação de seus negócios a esta nova realidade climática.
 

Países desenvolvidos se comprometem a investir mais no financiamento climático; setor financeiro promete valor trilionário

O segundo dia de COP-26 foi dedicado aos debates sobre a necessidade de avanço no financiamento climático para que os países em desenvolvimento, especialmente, possam se adaptar ao imperativo da descarbonização. Desse modo, em diferentes painéis organizados pelo UNFCCC, alguns países já sinalizaram disposição de avançar em seus compromissos financeiros, tais como Noruega, Japão, Austrália Suíça, EUA e Canadá. (https://ukcop26.org/wp-content/uploads/2021/10/21-10-18-Table-of-climate-finance-commitments-Online-version-SECOND-EDITION-1.pdf)

Já as principais instituições financeiras do mundo se comprometeram a investir US$ 130 trilhões na transição para uma economia livre de carbono. Fazem parte deste rol de empresas mais de 450 instituições financeiras de 45 países.

As instituições e os investidores dizem que ajudarão a financiar uma mudança para reduzir as emissões de carbono pelas empresas e estimular o crescimento de setores produtivos capazes de contribuir para limitar a mudança climática. As autoridades reguladoras colocarão em vigor regras para supervisionar a mudança.
 
Paulo Hartung participa de live sobre a COP-26 com Roberto Rodrigues

Na quarta-feira, dia 3 Paulo Hartung participou de um bate-papo com o ex-ministro Roberto Rodrigues. Durante a live, ambos conversaram sobre este início da COP-26, perspectivas e a posição do Brasil, diante da adesão aos acordos de zerar o desmatamento até 2030 e mitigar a emissão de metano. 

“Os acordos que o Brasil assinou são extremamente relevantes. Dá indícios e esperança de que o país está se realinhando com sua posição histórica construída desde a Rio92. É claro que há muita coisa a ser feita e precisamos agir. Combater crimes, como desmatamento ilegal, queimadas, grilagem e garimpo de terras é fundamental. Mas ao mesmo tempo em que há desafios, há enormes oportunidades e esta retomada verde interessa ao Brasil e aos brasileiros”, afirmou o executivo.

Veja o vídeo completo no link. https://www.youtube.com/watch?v=RK2K73cFOcM

 

Ibá se reúne com ACSFI e acompanha fala da FAO
 
Nesta sexta-feira, 5, houve mais movimentação do setor de árvores cultivadas. O Embaixador José Carlos da Fonseca Jr., e Nathalia Granato estiveram no Global Landscape Forum, na Universidade de Glasgow. Na oportunidade, acompanharam o painel sobre “Soluções baseadas na natureza para ação climática na América Latina”.  
 
Ambos também encontraram-se com Jane Molony, presidente da PAMSA (Associação dos produtores de papel da África do Sul) e com Lyndall Bull, representante do ACSFI (Comitê da Indústria  Florestal da FAO/ONU), do qual José Carlos é Vice Presidente.
 
Ainda no dia de hoje, a Ibá acompanhou a fala de Mette Løyche Wilkie, diretora da divisão de florestas da FAO, no stand da UN DESA. Mette falou sobre a importância das florestas para a manutenção da biodiversidade, água, remoção e estoque de carbono e produção de alimentos.

 
 
 
Acompanhe-nos nas redes sociais!
 
 
Enviado por Indústria Brasileira de Árvores
R. Joaquim Floriano, 466 - 8°andar I Edifício Corporate I Itaim Bibi, São Paulo – SP Cep 04534-002